Course Content
Aula 01 – Introdução ao Curso
0/2
Aula 02 – Apresentação
Parte I - Estrutura
0/2
Aula 07 – Tipos e Categorias
Parte II: Produtos
Aula 08 – Laminados: Cartões
Parte II: Produtos
Aula 09 – Laminados: Credenciais
Parte II: Produtos
Aula 10 – Sublimados: Cordões, MousePad, Canecas
Parte II: Produtos
0/2
Aula 11 – Resinados: Chaveiros, Roller clips, etc.
Parte II: Produtos
Aula 14 – Conclusão
Parte III: Conclusão
Onboarding Exxpress
About Lesson

COMUNICANDO

A comunicação é um processo fundamental para a troca de informações entre as pessoas e é um elemento-chave para o sucesso de qualquer organização. Ela é composta por dois elementos básicos: o emissor e o receptor.

  • Emissor é a pessoa que transmite a informação.
  • Receptor é a pessoa que a recebe.

A comunicação pode ser uma via (entre emissor e receptor) ou bidirecional (entre vários indivíduos).

A tomada de decisão em empresas híbridas de hierarquia tradicionais e equipe geralmente segue um processo que combina elementos tanto da hierarquia tradicional quanto da equipe. Essas empresas podem ter uma estrutura hierárquica clara, mas também valorizam a colaboração e a participação dos funcionários em todos os níveis.

Exemplos de comunicação encontrados em empresas incluem:

Estrutura da Comunicação.

  • Comunicação formal: Reuniões de equipe, apresentações de vendas, relatórios de desempenho, e-mails formais para clientes e forneced

  • Comunicação informal: Conversas informais entre colegas, troca de mensagens instantâneas, conversas no corredor.

Tipos de Receptor

  • Comunicação interna: Comunicados internos, e-mails entre funcionários, reuniões de equipe.
  • Comunicação externa: Comunicação com clientes, fornecedores, investidores e outros parceiros comerciais.

Recomendações

Quanto as recomendações de qual tipo usar em determinados contextos, é importante seguir as regras e protocolos estabelecidos pela empresa e adaptar o tipo de comunicação de acordo com o contexto e o objetivo da comunicação. Por exemplo:

  • Para comunicar informações importantes para toda a empresa, como mudanças significativas no negócio ou novas políticas, é recomendável usar comunicação formal, como comunicados internos ou e-mails formais.
  • Para comunicar informações de caráter mais pessoal, como aniversários ou comemorações, é recomendável usar comunicação informal, como mensagens instantâneas ou conversas informais.

É importante evitar a comunicação informal em situações formais ou profissionais, como reuniões de negócios, apresentações para clientes ou comunicado importantes para toda a empresa. É também importante evitar a comunicação informal quando se tratar de assuntos sensíveis ou confidenciais, ou quando a comunicação pode ser interpretada como desrespeitosa ou inadequada.

Se você estiver compartilhando informações importantes, como lembretes de prazos importantes ou atividades críticas para o sucesso da empresa, é recomendável usar a comunicação formal, como e-mail ou chat interno.

A redundância na comunicação também pode ser muito bem-vinda. 

Explique ou solicite verbalmente, mas formalize no chat, de modo a evitar esquecimentos, por exemplo.

Isso garante que todos os membros da equipe tenham acesso às informações e possam se preparar adequadamente.

Join the conversation