Conhecendo o caminho!
Conhecer os fluxos de uma organização é o jeito certo de você se inserir lá. Nessa altura você já deve ter conhecido ou ouvido falar daquela pessoa que trabalhou por anos em um lugar e se tornou alguém de confiança que “conhecia tudo”. É aquela pessoa que, ao entrar na empresa, você sabe que pode perguntar qualquer coisa, que ela vai ter a resposta correta, mesmo não sendo oficialmente parte da gerência.
Esse profissional conhece, de todas as formas, os processos e fluxos da empresa. Sua experiência profissional é composta pelo conhecimento e entendimento sobre como tudo se conecta e flui entre si.
Na verdade quando o empregador exige “experiência de x meses/anos”, ele cria uma espectativa de que, se tratando do desenvolvimento daquele trabalho, a pessoa já tenha sólidas noções de seu funcionamento. Essas noções estão nos processos, suas ligações e fluidez.
Repare ao seu redor. Sinta o ambiente. Veja como as coisas se movimentam. Pesquise no computador ou só repare em seus colegas. O trabalho a sua volta já existe antes de você entrar e todos, essencialmente, estão pegando algo ou um grupo de coisas do ponto A e levando ao B.