Course Content
Aula 01 – Introdução ao Curso
0/2
Aula 02 – Apresentação
Parte I - Estrutura
0/2
Aula 07 – Tipos e Categorias
Parte II: Produtos
Aula 08 – Laminados: Cartões
Parte II: Produtos
Aula 09 – Laminados: Credenciais
Parte II: Produtos
Aula 10 – Sublimados: Cordões, MousePad, Canecas
Parte II: Produtos
0/2
Aula 11 – Resinados: Chaveiros, Roller clips, etc.
Parte II: Produtos
Aula 14 – Conclusão
Parte III: Conclusão
Onboarding Exxpress
About Lesson

Estrutura Organizacional 

A estrutura organizacional é como uma organização define as relações entre seus diferentes cargos e posições. Ela determina como as tarefas são divididas, quem é responsável por cada tarefa e como as informações fluem através da organização. A estrutura organizacional também determina como as decisões são tomadas e como as responsabilidades são delegadas.

Existem vários tipos diferentes de estruturas organizacionais, cada um com suas próprias vantagens e desvantagens.

Todavia, existem estruturas organizacionais mistas, que combinam características de diferentes tipos de estruturas. Essas estruturas são criadas com o objetivo de aproveitar as vantagens de cada tipo de estrutura e minimizar suas desvantagens.

Essas estruturas mistas podem ser adaptadas para atender as necessidades específicas de cada organização e podem ser modificadas conforme as necessidades da organização mudam.

Abaixo deixaremos um detalhamento dos principais tipos de estrutura. 

Estrutura Tradicional ou Hierárquica

Neste tipo de estrutura, existe uma clara linha de autoridade e hierarquia, com cargos de liderança no topo, seguidos por gerentes, supervisores e funcionários.

As decisões são tomadas pelos gerentes e passadas para baixo para serem implementadas pelos funcionários. Essa estrutura é útil para organizações que precisam de uma clara divisão de responsabilidades e autoridade, mas pode ser menos flexível e inovadora.

Estrutura Matricial 

 Nesta estrutura, os funcionários são alocados em equipes temporárias para trabalhar em projetos específicos. Isso permite que os funcionários trabalhem em vários projetos ao mesmo tempo e que a equipe seja responsável por tomar decisões e gerenciar seu próprio trabalho. Essa estrutura é útil para organizações que precisam ser flexíveis e adaptáveis ​​a mudanças, mas pode ser mais desafiador para garantir a continuidade do trabalho.

Estrutura de Equipe

As equipes de trabalho são auto-gerenciadas e as decisões são tomadas através do consenso. Isso permite que os funcionários trabalhem de forma colaborativa e tenham mais autonomia. Essa estrutura é útil para organizações que valorizam a colaboração e a inovação, mas pode ser desafiadora para garantir a continuidade do trabalho e a clareza de responsabilidades.

Estrutura de Rede.

Nesta estrutura, as organizações colaboram entre si para atingir objetivos comuns. Isso permite que as organizações se beneficiem das habilidades e recursos das outras organizações. Essa estrutura é útil para organizações que precisam ser flexíveis e adaptáveis, mas pode ser desafiadora para garantir a continuidade do trabalho e a clareza de responsabilidades.

Estrutura Horizontal.

As equipes são horizontais e a colaboração entre funcionários com diferentes níveis hierárquicos é valorizada. Isso permite que os funcionários trabalhem de forma colaborativa e tenham mais autonomia.

Essa estrutura é útil para organizações que valorizam a colaboração e a inovação, mas pode ser desafiadora para garantir a continuidade do trabalho e a clareza de responsabilidades.

Estrutura Holística.

O trabalho como uma equipe e a colaboração entre todos os níveis hierárquicos e setores é valorizada. Isso permite uma visão mais ampla e uma melhor compreensão das necessidades e objetivos da organização. Essa estrutura é útil para organizações que buscam trabalhar de forma mais integrada e colaborativa, mas pode ser desafiadora para garantir a continuidade do trabalho e a clareza de responsabilidades.

Join the conversation