Você já deve ter visto um fluxograma em algum momento da sua formação.
Exemplo:
Esse tipo de representação gráfica tem o propósito de se apresentar uma sequência lógica de atividades e processos. Fundamentalmente é para isso que o usamos na gestão da empresa. A Exxpress valoriza muito a representação gráfica de muito do que fazemos, até mesmo de nosso produtos. É necessário se deixar bem claro o que se deseja comunicar e, para atender essa necessidade, existem alguns tipos de fluxogramas que podemos usar. São eles:
Diagrama de Blocos
É o tipo de fluxograma mais simples. Isso porque ele apresenta direções muito bem definidas. Por isso é muito usado em engenharia e lógica de programação de computadores e sistemas pois, através de blocos, apresenta um caminho base a ser seguido.
Fluxograma de Processos (Process Flow Diagram)
É o fluxograma que apresenta componentes e suas relações entre si. Nosso fluxograma do McDonald’s acima é um exemplo simples. Ele usa de mais simbolos e representações, pois precisa comunicar ações mais complexas e situações ‘se’.
Fluxograma de Raia
Esse modelo é muito útil tanto para você entender a Exxpress, quanto outras empresas. Uma boa atividade é tentar elaborar um modelo desse sobre empresas das quais você não conhece nada, a fim de criar as melhores conexões (iremos fazer essa atividade mais depois). O Fluxograma de Raia mostra a relação de um ou mais processos entre diferentes setores dentro de uma linha do tempo. A linha do tempo é opcional, porém muito útil para processos ligados à prazos (como a grande maioria).
Fluxograma de Tomada de Decisão
Esse modelo é específico para esse processo. A tomada de decisão ‘padronizada’ serve de grande auxílio para atividades do cotidiano, contribuindo para decisões tradicionais dos colaboradores executantes tanto quanto para avaliação e guia para a liderança.